Como levar seu gato (ou cachorro) para o Canadá? | Transporte de gato pro Canadá
Você está planejando se mudar para o Canadá , levar seu gato ou cachorro e não sabe por onde começar?! Então fica aqui que eu vou te contar a minha experiência completa de como foi levar meus 3 gatos para o Canadá na cabine comigo.
*Spoiler: Foi muito mais tranquilo do que eu imaginava realizar uma viagem com eles para o Canadá, não tenha medo em realizar esse transporte com seu gato ou cachorro.
Links que facilitaram nossa viagem:
Bolsa maleável da Atena (fora das medidas)
Bolsa Calvin e Oliver (dentro das medidas)
Bacia retrátil
Areia de gato à vácuo
Air Canadá com pets
Copa Airlines com pets,
Trazer pets para o Canadá está cada vez mais comum considerando o fato da quantidade de família que vem estudar, trabalhar ou imigrar. E nunca foi um possibilidade deixar eles para trás, com isso precisamos nos informar em relação as burocracias dessa viagem.
Primeira coisa a resolver, a cidade/província que você irá morar, aqui no Quebec tem algumas diferenças do resto do Canadá, então você precisa decidir antes de começar a providenciar a papelada.
Primeira coisa se o seu pet tiver menos de 3 meses ele não precisa tomar a vacina de raiva para entrar no Canadá, mas ele precisa de um documento do veterinário comprovando a idade dele.
Os nossos gatos sempre moraram em apartamento, então eles não tinham tomado nenhum vacina até decidirmos a data da viagem.
1˚ Etapa: Pesquisa
Se você deseja levar seu gato para o Canadá, a pesquisa é a etapa mais importante. Começamos a saga de pesquisa nas companhia aéreas sobre o transporte aéreo de pets, a parte mais chata da viagem, já que tem companhia com preço baixo de passagens para nós, mas só carrega pets até 8 kg, e não tem bagagem despachada, ou que não transporta pets despachado em determinada época do ano, muita pesquisa envolvida.
Escolhemos viajar com a Air Canadá por terem vôos direto pro Canadá, assim teríamos que passar apenas por uma imigração, teríamos direito a 2 malas de 32 kgs cada passageiro (essa regra mudou, agora cada passageiro tem direito a duas malas de 23 kilos), e seria menos estresse para os gatos.
Nosso vôo foi Guarulhos-Toronto-Montreal
(Se você prefere esse conteúdo em vídeo, só assistir aí embaixo)
Nosso plano era vir pro Canadá em Abril, assim conseguiríamos trazer dois com a gente na cabine e um gato despachado com as malas no mesmo vôo, mas por coisa do destino algumas coisas mudaram e precisamos adiantar nossa viagem para janeiro, e não conseguiríamos trazer o terceiro gato junto com as malas, porque a Air Canadá não transporta pets entre 1˚ de novembro e 1˚ de abril por causa do tempo do pet exposto no frio quando está retirando as malas da aeronave.
Fizemos alguns orçamento com o transporte de carga viva e estavam ficando bem caros para o transporte de um gato de 6 kg de Guarulhos para Montreal estavam em torno de 6 mil reais. Por esse preço compensava levar uma pessoa com a gente e ainda conseguir espaço para mais duas malas de 32 kgs, e foi esse caminho que escolhemos. Chamamos a Gisele, uma amiga que fizemos quando viemos para Montreal a primeira vez que mora em Santa Catarina pra ajudar a gente nessa saga, deu super certo, acertamos a data da viagem para dia 23 de janeiro.
2˚ Etapa: Vacina, Microchip e Castração
Para levar seu gato para o Canadá, ele precisa ser vacinado, vacina antirrábica. E se você vier para Montreal, precisa ser castrado e ter o microchip internacional. Quando decidimos adiantar a viagem já fomos atrás das vacinas deles no dia 27 de novembro de 2021, eles precisam da vacina de raiva pelo 30 dias antes de entrar no Canadá e tem a validade 1 ano. Eles já eram castrados e colocamos o Microchips em junho de 2021.
3˚ Etapa: Compra das passagens aéreas
Então naquele momento, como levar os gatos para o Canadá, já tínhamos duas coisas resolvidas, a vacina e como iríamos trazer eles para o Canadá, precisávamos comprar as passagens nossas e dos gatos, cada um pagou 100 dólares americanos, preferíamos comprar as passagens antes das caixinhas de transporte pois cada aeronave da air canadá tem uma medida. Compramos as passagens no dia 24 de dezembro, demoramos para comprar pois a Atena teve reação alérgica de uma outra vacina que ela tomou no dia, e achamos que ela não iria sobreviver, ficamos de mãos atadas naquele momento, foram 3 semanas que não gosto nem de lembrar.
Antes de comprar a passagem eu liguei diversas vezes para a Air Canadá para ver como funcionava, como estavam os lugares para pets no avião, se tinha bastante vaga para irmos no mesmo dia, como funcionava cada detalhe dessa viagem.
No dia de comprar as passagens eu fiquei 5 horas pendurada no celular pra conseguir concluir a compra. Eu dei uma data de ida e a data de volta da Gisele, e a informação dos gatos, encontrávamos uma opção legal quando íamos fechar aquela data, estava esgotada as vagas para pets naquele vôo, foi um exercício de paciência extremo haha
Por serem passagens com pets é obrigatório comprar pelo telefone, eu vi algumas pessoas que estavam comprando pela internet, e que conseguiram depois adicionar os pets pelo telefone, mas como as vagas estavam esgotando muito rápido, preferi não arriscar, e fazer tudo junto.
Durante a compra das passagens , eles pediram as medidas aproximadas de cada gato e o peso deles, e perguntaram se eu já tinha comprado as caixas de transporte, eu passei as medidas aproximadas deles, e disse que eu estava esperando uma certeza das medidas pra comprar com certeza, ele aceitou e emitiu as passagens, eu recebi no email tanto as nossas passagens como as passagens dos gatos desse modelo aqui (incluir modelo das passagens dos tchucos)
Passagens emitidas hora de comprar as caixas de transportes, a Atena já tinha uma casinha maleável que preferimos manter , mesmo fora das medidas, e deu certo, nós compramos então mais duas casinhas pelo Mercado livre, desse modelo (mostrar as casinhas) até com a logo da air canadá, dentro das medidas exatas, achei muito mais espaçosa do que a que a gente já tinha para a Atena, então não se preocupe se ela for mais baixa, eles passam basicamente o tempo todo deitados, é mais importante ter espaço adequado pra eles deitarem do que para ficar em pé.
Importante de avisar, os gatos já estavam acostumados a viajar de carro, morávamos em São Paulo na capital e íamos com frequência para Santa Cruz do Rio Pardo, cerca de 4 horas de viagem com eles. Então foi tranquilo acostumarem eles nas casinhas novas.
Aplicação CVI
O que eu trouxe na bagagem?
Eu trouxe na bagagem despachada um saco com 3 kg de ração para os primeiros dias e comprei uma embalagem de areia à vacuo, levei 2 na bagagem despachada e 1 comigo em cima, forrei a casinha deles com os tapetes higiênicos e levei mais alguns comigo e levei 3 pacotinhos de ração molhada e um saquinho com um pouco de ração que sobrou do final de semana em São Paulo, embarquei sem preocupação nenhuma, sim é proibido, mas preferi correr o risco do que ficar sofrendo quando chegasse em Montreal e tivesse que abrir malas atrás de ração e areia. Outra coisa que eu comprei foi uma bacia retrátil pra eles usarem como banheiro tanto em São Paulo como nos primeiros dias aqui, deu super certo. Eles se adaptaram rápido a ela.
No dia da viagem
No dia da viagem, como tinha o tempo de aeroporto eu tirei a comida e água 1 hora antes de sairmos de casa, e cortei a unha deles, não pule essa etapa, corte a unha do seu pet! Como eles já estavam acostumados a viajar ficaram tranquilos dentro do carro e no aeroporto enquanto esperávamos a Gi chegar de Florianópolis.
No embarque foi super tranquilo, apenas pesaram cada uma das casinhas que precisam estar dentro dos 10 kgs pet + caixa de transporte, e pediram o cvi assinado, e fomos pro raio-X, no Brasil, tiramos eles das caixinhas quando era a nossa vez de passar demoraram uns minutos para liberarem as caixinhas de transporte, eles estavam meio assustados mas logo entraram na casinha e tudo bem, passamos a imigração sem estresse, apenas com as caixinhas pesadas, por todo aquele aeroporto, essa parte foi desconfortável demais. Corremos pra sala vip tentar comer alguma coisa, eles ficaram na caixinha o tempo todo.
Durante a viagem
Entramos no avião, detalhe, fomos em fileiras diferentes, mas um atras do outro. Nem parecia que tinha gatos embaixo das poltronas, era uma das minhas preocupações, o Oliver tem fama de ser dramático, e o Calvin gosta de acompanhar haha, então quando um deles começava a ficar um pouco agitado, eu ia com ele no banheiro, tirava ele da casinha pra esticar as perninhas e boa, voltavam bem mais tranquilos, durante as 10 horas de vôo acho que levei eles no banheiro umas 8 vezes no total, ninguém reclamou. Precisei trocar o tapete dos 3 durante a viagem mas pq eles tinham rasgado.
Teve um momento da viagem que ficou um pouco mais frio e eu coloquei o Oliver e a Gi colocou o Calvin na poltrona do lado dentro da casinha, e a coberta por cima deles e eles apagaram, a Atena é peluda e sente menos frio.
Chegamos em Toronto (escala)
Chegando em Toronto nossa escala era de 2 horas, eu tinha certeza que não iria dar tempo haha, e eu estava certa. Precisávamos fazer a imigração, teste de covid aleatório, dar entrada com a declaração de animais vivos, pagar a taxa, então entrar para a área de embarque e ir para Montreal, em todo momento a gente precisava ficar com eles no ombro foi bem cansativo essa parte, fizemos o teste covid e estava bem lotado, nessa hora eu recebi o email dizendo que tínhamos sido realocado para um outro vôo umas 4 horas depois, era pra ser as 7 da manhã e pegamos às 11:25 e partimos para o raio X em Toronto foi mais enrolado pra passar com eles, mas estava bem vazio, tiramos eles das caixinhas somente no momento de passar com eles, a casinha dessa vez demorou um pouco mais de tempo pra ser liberada, mas eles estavam tão cansados que nem se importaram, coloquei ele dentro das bandejas pra ter um apoio pra manter eles, e pedi pra agilizarem, pq visivelmente não estavam procurando algo, eles estavam parados com as bolsas, pediram pra revistar a minha mochila com as rações e tudo mais, mas não tiraram nada, passando o raio x fomos para a imigração lá precisamos declara que estamos entrando com animais vivos, passamos com um oficial, ele pediu pra ver a documentação da Vigiagro e as carteirinhas de vacinação de cada um, ele olhou as datas da aplicação da vacina e a idade deles, não olhou nem para as casinhas, e precisamos pagar uma taxa de 30 dólares para o primeiro e mais 5 para cada adicional, ou seja 40 dólares canadense + taxas de Toronto, no total ficou 47,11 dólares.
Depois, fomos para um banheiro de família, soltei os 3, coloquei água, mas eles não quiseram, coloquei areia na bacia retrátil e eles usaram, eu levei sacolinhas extras pra esses momentos, descartei a areia numa sacola, deixamos eles bem a vontade pra explorar, que eles cansaram e entraram na casinha sozinhos, fomos para o portão de embarque e ficamos por lá, eles apagaram, estava bem frio o aeroporto, coloquei uma blusa minha no Oliver pq ele estava mais encolhido e eles dormiram o tempo todo de espera, durante o vôo Toronto-Montreal eles já estavam um pouco mais acordados o Oliver miou um pouco, ai nesse vôo nos fomos juntos um do lado do outro, chegamos em Montreal!
Chegando em Montreal
Por causa dos gatos e das malas, preferimos alugar um carro grande, um SUV, pegamos um RAV 4 da Toyota e deu conta de 3 adultos, 3 caixas, 4 malas, 3 mochilas e 3 gatos, me senti em um tetris, mas deu conta, enquanto a Gi ficava com eles dentro do aeroporto, eu e o Victor fomos organizar o carro e deixar pronto para os gatos ficaram o menor tempo possível expostos ao tempo frio de Montreal à -10˚, organizado hora de levar eles pro carro.
Eu estava com a energia tão alta que eu tirei e joguei meu casaco neles e a Gi cobriu o outro e fomos pro carro quentinho, chegando em casa fizemos a mesma coisa, tiramos eles e a mala com a ração, e depois nos preocupamos com as outras coisas.
Eles vieram muito mais tranquilos do que eu imaginava, agora eles estão super curtindo a neve e o cantinho novo com a gente
Se depois de tudo isso você ainda estiver com dúvidas sobre como levar seu gato para o Canadá, me deixa aqui nos comentário, ou me chama no instagram @daitana.aguilar 🙂
Um beijo e bora viver a vida dos sonhos.
Compartilhar: